Conheça nossa história e nossa equipe
A LEÃO e LEMES Administração Judicial. Escritório especializado
O escritório LEÂO E LEMES atua como administrador judicial em recuperações judiciais e falências, com independência, transparência e rigor técnico, oferecendo governança e informação confiável ao Juízo para uma condução processual mais segura, previsível e efetiva.
Exercer a administração judicial com independência, transparência e rigor técnico, assegurando governança, controle e informação qualificada ao Juízo na condução de recuperações judiciais e falências, em benefício da efetividade do processo e da preservação de valor.
Independência e imparcialidade; Transparência e prestação de contas; Rigor técnico; Ética e integridade; Responsabilidade com prazos; Diligência e método; Comunicação objetiva e respeitosa; Preservação de valor e efetividade.
A recuperação judicial tem por escopo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
O administrador judicial, auxiliar da justiça, tem por função fiscalizar os atos do devedor e de fazer com que o plano de recuperação judicial seja cumprido da forma como acordado entre os credores e o empresário e homologado pelo poder Judiciário.
A falência é um processo legal que ocorre quando existe impossibilidade no pagamento das dívidas de uma empresa ou pessoa. É regulamentada pela Lei nº 11.101/2005.
O pedido de falência tem como princípio a satisfação de todos os credores, de modo que cada um receba proporcionalmente parte do patrimônio restante, conforme o montante em dívida.
Após proferida a sentença de decretação da falência forma-se a MASSA FALIDA (conjunto de todo o acervo ativo e passivo de bens do negócio e interesses dos credores). Após finalizada a fase de arrecadação é iniciada a fase de liquidação onde os ativos serão vendidos para pagamento das dívidas.
Atuação técnica e institucional, com equilíbrio entre os interesses envolvidos e foco no interesse do processo.
Integração entre análise jurídico-processual, contábil-financeira e de gestão para decisões melhor fundamentadas.
Procedimentos, checklists e rotinas de trabalho que aumentam consistência, reduzem retrabalho e elevam a qualidade das entregas.
Informação organizada, verificável e documentada, com base em evidências e trilha de conferência.
Gestão de agenda e controles internos para garantir entregas tempestivas e andamento processual mais previsível.
Uso responsável de ferramentas para organizar documentos, padronizar registros e aumentar eficiência e segurança da informação.